O Projeto

“Jornalismo Climático na Universidade: um projeto transfronteiriço”

O projeto bilateral “Jornalismo Climático vai à Universidade: um projeto transfronteiriço” decorreu ao longo de 2024 e juntou a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) em Portugal e a Oslo Metropolitan University (OsloMet) na Noruega, com o objetivo de reduzir as disparidades regionais na formação em jornalismo climático, com um foco especial no fortalecimento do contexto português, onde há uma necessidade maior de promover a literacia climática nos media. O principal objetivo da iniciativa foi proporcionar uma formação abrangente e recursos valiosos para estudantes e professores de jornalismo em ambos os países.

No âmbito desta iniciativa bilateral de intercâmbio, financiada pelo programa “Portugal e Noruega: Parcerias para a Inovação” dos EEA Grants​​, duas equipas compostas por professores e estudantes de ambas as universidades (cinco de Portugal e seis da Noruega) visitaram a universidade parceira durante uma semana, em fevereiro e março de 2024, para desenvolver as principais atividades do projeto.

Durante as suas visitas, os professores da ESCS e da OsloMet realizaram masterclasses nas instituições de ensino parceiras com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos participantes e proporcionar aos estudantes a oportunidade de participar em intercâmbios culturais focados no jornalismo climático. Esta experiência permitiu aos estudantes alargar as suas competências e adquirir uma perspetiva global sobre a cobertura da crise climática.

A jornalista e professora Vera Moutinho durante a masterclass que decorreu no início de fevereiro de 2024 na Oslo Metropolitan University, em Oslo, na Noruega

Como parte do seu trabalho de campo, os estudantes recolheram informações essenciais e conhecimento sobre um tema relacionado com a crise climática relevante para ambos os países. A partir dessa pesquisa, produziram reportagens que serviram como resultados tangíveis do projeto, tendo um desses trabalhos sido publicado no jornal Público.

Um dos momentos mais importantes do projeto ocorreu em março, durante a visita da equipa da OsloMet a Lisboa, quando foi realizado um Seminário de um dia sobre Jornalismo Climático na ESCS. Este evento reuniu a comunidade académica, jornalistas e investigadores, promovendo discussões sobre a evolução do jornalismo climático para além da reportagem ambiental. Os tópicos abordados incluíram os desafios enfrentados por professores, estudantes de jornalismo e jornalistas experientes que trabalham na área.

Sessão com a professora e investigadora da Universidade do Minho Anabela Carvalho, no Seminário sobre Jornalismo Climático que decorreu a 6 de março na ESCS e juntou cerca de 85 participantes.

Para concluir o projeto, será lançado um Handbook sobre Jornalismo Climático para estudantes, coordenado pelas professoras e jornalistas Vera Moutinho e Ingerid Salvesen, disponibilizando um recurso acessível para estudantes e educadores. Este guia preenche uma lacuna crítica em literacia climática nas Instituições de Ensino Superior (não só em Portugal), oferecendo aos estudantes ferramentas práticas, estratégias e conhecimentos necessários para a reportagem sobre temas relacionados com a crise climática, e reforçando a base do jornalismo climático tanto em Portugal como na Noruega.

Sobre o Programa EEA Grants

O projeto decorre ao abrigo do Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants, no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu como forma de reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais em eeagrants.gov.pt

Saber mais:

https://www.ipl.pt/noticias/estudantes-da-escs-em-oslo-para-dar-inicio-ao-projecto-jornalismo-climatico-na

https://www.escs.ipl.pt/investigacao/jornalismo-climatico-na-universidade-um-projeto-transfronteirico